-
Arquitetos: Raw Architecture Workshop
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tarry + Perry
-
Fabricantes: Cemex
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto expõe o lado gracioso do monólito de concreto, guiando os usuários por uma casa familiar aberta, cheia de luz natural, com móveis de meados do século, objetos de arte e uma exuberante vegetação interior.
As superfícies brutas de paredes de concreto, acessórios de aço industrial, antiguidades de couro e tesouros pessoais mudam de cor e contraste de acordo com os níveis de luz, adicionando profundidade e textura ao ambiente.
Esta casa e é a primeira edificação do mundo construída com concreto reforçado com fibra, um material durável e anti-fissuras desenvolvido pela Cemex e cujas propriedades térmicas e estruturais foram testadas pela Universidade de Zurique.
A composição da fibra do concreto significa que ele não precisa de barras de aço reforçadas para apoiar a estrutura, tornando-se a primeira edificação de concreto do mundo construído sem barras de reforço nas paredes.
Este projeto foi desenvolvido pela RAW Architecture Workshop para Adrian e Megan Corrigall e sua jovem família. Um entusiasta do concreto desde a juventude, quando patinava nos estacionamentos de Glasgow. Adrian também foi influenciado por ícones brutalistas como o Barbican, o National Theatre e o uso da luz pelo arquiteto Louis Khan para atrair os ocupantes aos espaços.